No segundo dia da Sessão 18 do Comité do Património Cultural Imaterial, o órgão de 24 estados membros da UNESCO continuou no Cresta Mowana Resort em Kasane o exame das candidaturas para integrar as listas de salvaguarda, com um total de 56 processos a analisar.
Entre os elementos registrados esta manhã no Botswana estiveram o saber-fazer do Jamu, uma bebida medicinal indonésia associada ao bem-estar, a tradicional tecelagem de tecidos na Costa do Marfim e a dança indiana Garba de Gujarat.
A prática do ritual Nguon da comunidade Bamoun nos Camarões, a celebração Sadeh/Sada iraniana e tajique e a construção tradicional de barcos de madeira em Carriacou e Petite Martinique em Granada também receberam a aprovação do Comité.
A UNESCO valoriza muito os ficheiros multinacionais, pela coordenação que implicam, tendo vários deles sido hoje aprovados, como a tradição cultural Iftar/Eftari/Iftar/Iftor do Azerbaijão, Irão, Turquia e Uzbequistão.
Antes da 18.ª sessão do Comité, que durará toda a semana, tinham sido inscritos no património cultural imaterial da humanidade 567 elementos de 136 países, enquanto a lista dos que necessitam de medidas urgentes de proteção conta com 76.
Portanto, após a análise das candidaturas em Kasane, estas listas da Unesco devem ultrapassar os 610 e 80 registros, respetivamente.
oda/wmr / fav