O programa também prevê um painel de especialistas e um segmento para os compromissos dos estados membros da ONU.
A nomeação visa gerar maior apoio financeiro para que o fundo possa responder à crescente escala e complexidade das crises humanitárias em todo o mundo.
De acordo com dados das Nações Unidas, até ao momento este ano, o Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF) atribuiu mais de 640 milhões de dólares para apoiar milhões de pessoas que necessitam de assistência urgente em cerca de 40 países e territórios.
O CERF foi fundado pelas Nações Unidas para permitir a prestação de assistência humanitária rápida e confiável às pessoas afetadas por desastres e emergências.
Em 15 de dezembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotaram por consenso a resolução que deu origem a esta iniciativa para promover ações e respostas precoces para reduzir a perda de vidas, melhorar a resposta às necessidades mais imediatas e reforçar os elementos básicos da resposta humanitária em crises subfinanciadas.
O Fundo apoia assistência prioritária às pessoas necessitadas para salvar vidas com base nos princípios humanitários de humanidade, neutralidade e imparcialidade, com foco nas pessoas afetadas.
oda/ebr/cm