Em declarações à Prensa Latina no âmbito do XI Congresso Internacional de Desastres e da VII Conferência Internacional de Bombeiros, Guzmán especificou que todos os temas serão analisados em profundidade e debatidos entre os participantes do conclave que se realiza no Palácio de Convenções da capital.
Estamos trocando experiências com bombeiros de diversas partes do mundo, e certamente abordar a prevenção, os sistemas de segurança e as formas de atuação contribuirão para a redução dos acidentes a nível internacional, afirmou o primeiro coronel do Ministério do Interior.
Os bombeiros cubanos vão redobrar a vigilância e o controlo do cumprimento das medidas de segurança e até 2024 pretendemos trabalhar em tudo o que esteja relacionado com novos investimentos, o que servirá para evitar acontecimentos infelizes, disse o responsável.
Em Desastres 2023 – que termina na sexta-feira – são abordados temas como a Plataforma Nacional de Gestão de Redução do Risco de Desastres, a preparação integral da sociedade para alcançar uma cultura e uma gestão eficaz na gestão destes.
A origem natural, tecnológica e sanitária dos desastres, as tecnologias de informação e comunicação e as infraestruturas especiais de dados também fazem parte do debate.
Os participantes discutem questões relacionadas com a cooperação e assistência internacional, o enfrentamento de eventos extremos e a introdução de novas tecnologias para lhes responder.
ro/joe/glmv