A Comissão da União Africana (UA), chefiada pelo Departamento de Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais, organiza de dois em dois anos o conclave considerado uma plataforma continental de diálogo político para analisar questões económicas emergentes com vista a conceber e implementar soluções ideais soluções.
Durante o primeiro dia do congresso que aqui decorrerá até sexta-feira, soube-se que o crescimento de África está abaixo da média pré-pandemia de cinco por cento e abaixo do necessário entre sete e dez por cento.
Os governos aumentaram as despesas fiscais num contexto de diminuição das receitas. Para financiar o desenvolvimento de forma sustentável, a mobilização de recursos internos deve melhorar.
Além dos elevados custos do serviço da dívida, os países africanos também enfrentam desafios decorrentes da má gestão dos recursos internos, que causa perdas de quase 90 bilhões de dólares em fluxos financeiros ilícitos.
Da mesma forma, há perdas de 220 bilhões de dólares devido a incentivos fiscais e de 150 bilhões de dólares em importações de produtos alimentares e farmacêuticos por ano.
Segundo a UA, a pandemia da Covid-19 expôs a vulnerabilidade da África às flutuações externas e destacou a necessidade urgente de uma mudança continental no sentido da transformação estrutural.
Os baixos níveis de diversificação económica e de adição de valor, juntamente com os efeitos adversos da crise recorrente, dificultam os esforços do continente para alcançar o crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e uma maior prosperidade.
A atual edição da conferência centrar-se-á no tema “Financiar o desenvolvimento da África para além da crise”, investigando questões que são críticas para os Estados-membros da UA num esforço para fazer a sua lacuna de financiamento para concretizar a Agenda 2063.
Tem como objetivo obter contribuições e avaliações de estudos de caso, a melhor literatura e quadros analíticos e técnicas de estimativa empírica para orientar a ação política e recomendações concretas sobre o tema.
oda/rmn / fav