A equipe do técnico uruguaio Willy Olivera entrará no Estádio Mario Camposeco, no departamento de Quetzaltenango, com uma confiança renovada depois de perder por 2 a 0 e sair do zero para vencer o Malateco por 5 a 0.
Os charrúas reconheceram que seus adversários, campeões do Clausura do ano passado, estão motivados pelas quartas de final, mas os albos também estavam fortes após a série anterior, recuperaram jogadores lesionados e sabem que o primeiro jogo é importante.
Um de seus pilares será o meio-campista colombiano José Corena, de 31 anos, que foi recentemente incluído pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe na lista ideal de onze jogadores para a Copa Centroamericana de 2023.
O zagueiro do Central, José Carlos Pinto, que defende a seleção principal da Guatemala desde 2016, disse aos repórteres que a equipe que eles enfrentam é bem treinada, bem treinada, mas eles querem o título e lutarão a todo custo para alcançá-lo.
Os pupilos do proeminente técnico do Chapín, Amarini Villatoro, com um bicampeonato no comando do Deportivo Guastatoya e o Sexta Luna com o Xelajú MC, têm a ilusão de chegar à final da competição e disputar um novo título.
Mais cedo, eles venceram o líder do Apertura, Deportivo Achuapa, por 3 a 1, com contribuições do meio-campista costarriquenho Kenner Gutiérrez, do zagueiro colombiano Wilber Rentería e do atacante guatemalteco Darwin Lom.
“No final das contas, somos onze contra onze em campo e, se acreditarmos e confiarmos, tenho certeza de que passaremos”, disse o meio-campista do Los Chivos, Jorge Vargas.
Essa será a décima primeira vez que os dois clubes se enfrentam nas semifinais, com seis vitórias do Los Chivos, um empate e três derrotas.
Los Cremas tentarão aproveitar a vantagem de jogar em casa no domingo, dia 10, às 19h, no sempre complicado gramado do Doroteo Guamuch Flores para o jogo de volta.
Zacapa e Guastatoya encerraram o primeiro duelo da semifinal no Estádio David Ordóñez na noite anterior com um empate em um gol.
O zagueiro mexicano Omar Domínguez abriu o placar aos quatro minutos com uma cabeçada forte após uma cobrança de escanteio, mas os anfitriões empataram no segundo tempo.
Aos 47 minutos, os principais jogadores do Roosters se juntaram: o jovem chileno José Carlos Espinoza entregou uma bola para o meio-campista costarriquenho Kermey Arboine, que acertou um chute cruzado que fez a torcida vibrar muito.
No entanto, a decisão acontecerá no próximo sábado no estádio David Cordón Hichos, agora com um prognóstico muito reservado.
jf/znc/mb