O chefe daquela pasta do Estado etíope, Fitsum Asefa, e a secretária-geral adjunta da ONU e diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, destacaram a importância de focar nas questões ambientais e concordaram em avançar na implementação das decisões do XIX Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Meio Ambiente (Amcen).
Durante a reunião, que decorreu à margem da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Asefa reiterou o compromisso de Adis Abeba em garantir uma voz unificada para África na Presidência da Amcen e a representação justa de todas as sub-regiões.
Destacou a importância da implementação da Iniciativa Legado Verde para a Etiópia, um dos países mais afetados pelos impactos das alterações climáticas.
Esse programa nacional de reflorestação foi lançado em 2019 pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed com o objetivo de enfrentar os desafios ambientais através da promoção de uma cultura verde.
Por outro lado, Andersen expressou o compromisso do PNUMA em coordenar esforços para alcançar um resultado ambicioso sob a liderança da Etiópia.
Ele elogiou as conquistas da Iniciativa Legado Verde e expressou o apoio da agência da ONU à proposta.
As duas partes expressaram optimismo quanto à colaboração contínua para promover a proteção ambiental e a sustentabilidade em África.
jf/nmr / fav