A Plenária do CTI reunirá lideranças do governo, da indústria, da academia e da sociedade civil para discutir os avanços do Sistema Nacional de Inovação e os desafios deste setor.
Explorará também formas de a CTI e o desenvolvimento de competências terem um impacto positivo na economia da África Austral, acrescenta o texto.
Em novembro de 2022, recorda o comunicado, o Conselho de Ministros adoptou o Plano Decenal de CTI para orientar durante esse período a implementação do chamado Livro Branco sobre o assunto, publicado em 2019.
O Plano Decenal procura responder às Fases II (2020-2024) e III (2025-2030) de cumprimento das metas do Programa Nacional de Desenvolvimento CTI, que propõe que a inovação seja utilizada para melhorar a produtividade e a competitividade dos setores, fundamental para a economia sul-africana e contribuir para taxas de crescimento mais elevadas do Produto Interno Bruto.
A sessão plenária planeada para a próxima semana permitirá que todos os intervenientes nacionais atribuam conjuntamente recursos às iniciativas recomendadas de CTI.
A Comissão Interministerial de CTI criada em março de 2021 é liderada pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, e composta por titulares de diversas pastas.
jf/mv / fav