Os participantes reunidos no Centro de Convenções de Havana também refletirão sobre a gestão como elemento básico no enfrentamento de desastres e a comunicação social no Corpo de Bombeiros.
Esta quinta-feira, os delegados abordaram estratégias de extinção de incêndios, gestão de incêndios florestais, formação e preparação de bombeiros e socorristas, e técnica canina, aliada inseparável destes últimos.
Acontece que o Instituto de Geofísica e Astronomia de Cuba mantém entre suas pesquisas os cenários de perigos e vulnerabilidades nas zonas costeiras da ilha caribenha.
Estes estão associados ao aumento do nível médio do mar nos anos 2050 e 2100, como consequência do impacto das alterações climáticas.
Especialistas realizam estudos de avaliação de impacto ambiental, mapeando a resistividade aparente do solo por meio da exploração geofísica da terra (levantamento eletrônico vertical).
Da mesma forma, realizam pesquisas sobre a degradação ambiental de solos agrícolas e zonas húmidas terrestres, com ênfase nos riscos de erosão e desertificação.
A avaliação de riscos inclui também a intervenção psicossocial em situações de desastres naturais nas comunidades.
lam/joe/ls