Em diálogo com a Prensa Latina, os coordenadores da plataforma, José Antonio Toledo, Haydeline Díaz e Patricia Pérez, abordaram as expectativas para o evento programado para os dias 26 a 28 de janeiro na cidade espanhola, onde prevêem a participação de mais de 150 delegados.
Parlamentares e representantes de associações de solidariedade, sindicatos e forças políticas serão os anfitriões do evento de Bilbao, que fará uma revisão das atividades organizadas pelo canal no último ano, após o primeiro encontro realizado no início de 2023 em Sevilha.
Embora se trate de um fórum europeu, a participação das delegações latino-americanas será ampla, anunciaram os coordenadores do canal.
Segundo Toledo, Díaz e Pérez, as ações de denúncia e rejeição ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba centrarão os debates, que incluirão também o apoio a causas como as da Venezuela e da Palestina, submetidas destes dias a uma nova agressão israelense.
Nos últimos nove meses, o canal Europa por Cuba desenvolveu a campanha “Tsunami contra o bloqueio”, que culminará precisamente em Bilbao, depois de percorrer vários continentes com mensagens nas redes sociais, mobilizações e envios de cargas solidárias à nação antilhana.
Segundo os organizadores, o segundo encontro internacional de solidariedade com a ilha culminará com uma declaração final, trazendo consigo o consenso e as atividades acordadas.
A programação do evento inclui homenagens aos líderes revolucionários Fidel Castro (1926-2016) e Hugo Chávez (1954-2013) e uma oferenda de flores ao herói nacional cubano José Martí (1853-1895), pelo seu 171º aniversário, no dia 28 de janeiro.
jha/wmr/ls