21 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O ousado Santiago Álvarez que pude descobrir

O ousado Santiago Álvarez que pude descobrir

Havana (Prensa Latina) O cineasta cubano Santiago Álvarez (1919-1998) merece sempre homenagem por ser o criador de uma obra documental e inovadora que conheci pessoalmente, e lembro-me do encontro com ele por ocasião do 44º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano , que acontece nesta capital.

Passaram-se apenas alguns dias desde o maior terremoto do Peru e um dos maiores da América, ocorrido em 31 de maio de 1970 e no qual mais de 70 mil peruanos perderam a vida no departamento de Ancash.

Três dias depois, na sala protocolar do aeroporto internacional José Martí, preparava-se para partir outra das brigadas médicas internacionalistas que, num gesto de solidariedade e humanismo, começou a espalhar amor e virtude em abundância a todos os recantos necessitados do o planeta.

Já tinha visto Santiago Álvarez em encontros anteriores, no minúsculo espaço reservado a uma pequena sala de exposição mantida por Alfredo Guevara, presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), onde costumavam frequentar jovens oficiais incorporados ao Ministério do Interior.

Estávamos acompanhados pelo Comandante Manuel Piñeiro Lozada, Barbarroja, amigo do presidente de Icaic, que fez o possível para nos apresentar a complexa arte da cinematografia, exibições assistidas por, entre outros, Santiago Álvarez.

Por isso, quando ele se aproximou de mim, inquieto, no aeroporto, naquele meio-dia quente de 1970, ele não era mais um estranho para mim.

Embora também não tenha sido para o mundo porque realizou algumas de suas obras mais conhecidas como o curta Agora (1964), sobre discriminação racial – considerado pelos especialistas como o precursor do videoclipe atual -, e 79 Primaveras (1969 ), um passeio pela vida e obra do líder vietnamita Ho Chi Minh, entre outros importantes documentários.

Os esforços determinados foram registrados em celulóide pelo diretor Santiago Álvarez no Noticiero Icaic Latinoamericano, que começou a ser perpetuado desde então pela memória histórica.

E ainda difundiram como dentro de Cuba e convocados pelo exemplo pessoal do Comandante em Chefe, 150 mil cubanos doaram sangue aos irmãos peruanos que sobreviveram a tal tragédia.

A gigantesca contribuição do pessoal de saúde cubano transcendeu fronteiras, apesar de os porta-estandartes de Fidel na distribuição de apoio e proteção universal aos mais humildes e despossuídos terem conseguido atrair o ódio visceral dos predadores da humanidade, pelos quais ambos são feridos. a solidariedade humana da qual Santiago Álvarez também foi um destacado contribuidor e não só naquela ocasião, mas em muitas outras antes e depois.

Esta memória indelével do ilustre cineasta, diretor do Icaic News desde 1960, quando foi fundado, até 1990, quando desapareceu, com mais de 1.490 edições, declarado pela UNESCO em 2008 Memória do Mundo ao documentar a vida, lutas e aspirações dos povos do Sul e dos seus principais líderes.

arb/ndm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES