O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), Gerd Müller, declarou à margem da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) que adotou uma nova abordagem de cooperação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Müller, citado pela agência de notícias dos Emirados, WAM, mencionou nesta colaboração a Corporação Islâmica Internacional de Financiamento do Comércio, membro do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento.
Com a nova visão, ambas as partes conseguirão um maior intercâmbio que contribuirá para eliminar a fome e proporcionar oportunidades de emprego nos países em desenvolvimento, sublinhou.
Destacou os benefícios para muitos setores-chave, tendo em conta a urgência de garantir o acesso à eletricidade e à energia, principalmente “porque 600 milhões de africanos não têm acesso justo à electricidade”.
Lembrou que o Banco Islâmico de Desenvolvimento é um parceiro fundamental no financiamento e na cooperação com parceiros do setor privado. Nesse caso, a Onudi construiu uma ponte para esta parceria comercial entre o banco e investidores na área das energias limpas, como a agricultura sustentável.
Ele destacou a importância dos investimentos centrados em novas tecnologias verdes e parcerias que visam proporcionar acesso à energia e segurança alimentar para a população em crescimento.
mem/rmn/hb