O encontro aconteceu no pavilhão da nação caribenha na 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), segundo relato do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na rede social X, antigo Twitter.
O IRES, dedicado à resiliência climática nas comunidades rurais, é executado pelo Ministério da Agricultura da ilha com assistência técnica da FAO e é a primeira iniciativa cubana a ser financiada pelo Fundo Verde para o Clima.
Fundada em 2021 e planejada para um período de sete anos, no dia 8 de dezembro foi apresentada na COP28, onde explicaram detalhes do trabalho realizado com meninas, meninos e adolescentes para que motivassem suas famílias em torno da proteção ambiental.
O projeto atua na reabilitação de paisagens produtivas em sete municípios vulneráveis às mudanças climáticas, com ações como desmatamento de terras invadidas por marabu e estabelecimento de módulos agroflorestais e silvipastoris com impactos na produção de alimentos.
Busca mitigar a emissão de cerca de 2,7 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, trabalhando com 52 mil agricultores familiares – dos quais 25 mil são mulheres – e introduzir melhores práticas agroflorestais em 35 mil hectares de terras.
Isto também contribuirá para melhorar a segurança alimentar e nutricional e aumentar a resiliência e a estabilidade dos sistemas locais de produção alimentar.
O pavilhão cubano também apresenta neste domingo o café orgânico do projeto BioCubaCafé, uma mistura de arábica fermentada e robusta, produzida nas montanhas do leste do país caribenho, com apoio do projeto da Fundação Lavazza.
Em julho de 2022, esta iniciativa recebeu a Certificação Orgânica Internacional, referendada pela consultoria Control Union Certifications, com sede em Lima, Peru, que reconheceu a qualidade e o nível competitivo do produto.
Com mais de três anos de criação do Grupo Empresarial Agroflorestal, com a cooperação da Agência de Intercâmbio Cultural e Econômico com Cuba e do Grupo Lavazza, ambos da Itália, o BioCubaCafé é elaborado a partir de café produzido naturalmente é processado por mais de 170 cafeicultores de nove municípios da região leste do país. mem/kmg/hb