A celebração, realizada no Centro de Convenções de Havana, também contou com a presença do primeiro-ministro Manuel Marrero e do chanceler Bruno Rodríguez, entre outros líderes.
Na ocasião, foram entregues reconhecimentos especiais a um grupo de intérpretes fundadores, e àqueles que atuam há 45 anos na equipe criada pelo líder histórico da Revolução Fidel Castro em 1973, bem como a trabalhadores de destaque.
Segundo o diretor-geral da ESTI, Rafael Dausá, 2023 foi um ano intenso, em que foram traduzidas mais de 21,7 mil páginas para o setor privado e estatal, mais de 740 serviços de interpretação bilateral e 186 serviços de tradução simultânea.
A missão da ESTI é garantir a comunicação através de serviços profissionais de tradução e interpretação de acordo com as necessidades do Partido Comunista de Cuba, do Estado, do Governo e de outras pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras.
Mantém importantes vínculos de trabalho com agências e organizações internacionais, sediadas dentro e fora do país, e oferece inúmeros serviços em cerca de vinte idiomas.
ro/evm/glmv