O Departamento de Desenvolvimento Florestal do país africano organizou um evento paralelo na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) para mostrar o impacto positivo da iniciativa no meio ambiente e na economia.
A discussão sobre o gerenciamento de águas subterrâneas enfocou o papel crucial das florestas na conservação da água e os esforços do programa para melhorar as práticas de gerenciamento de bacias hidrográficas.
Enquanto isso, a exposição Green Legacy Initiative apresentou o ambicioso projeto nacional de florestamento e reflorestamento que, a partir de 2019, tem como objetivo restaurar terras degradadas e aumentar a cobertura florestal.
As apresentações foram seguidas por um painel de discussão com especialistas do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, da Aliança de Bioeconomia, do Escritório de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Oromia e dos organizadores do evento.
Os participantes do painel discutiram as importantes contribuições do programa para o Produto Interno Bruto da Etiópia e enfatizaram a importância da comunidade nas estratégias de gestão florestal participativa, de acordo com o Ministério do Planejamento e Desenvolvimento.
A mensagem final do evento destacou o progresso do REDD+ no setor de desenvolvimento florestal da Etiópia e sua contribuição para a proteção ambiental, o crescimento econômico e o empoderamento da comunidade.
Também viram isso como uma experiência a ser seguida por outros países que buscam soluções de gerenciamento florestal sustentável.
jf/nmr/bm