O fórum de três dias, que termina na sexta-feira, é o maior encontro internacional quadrienal sobre questões de refugiados.
Sua finalidade é apoiar a implementação prática dos objetivos delineados no Pacto Global sobre Refugiados, que incluem aliviar as pressões sobre os países anfitriões e melhorar a autossuficiência dos refugiados.
Seus objetivos também incluem aumentar o acesso a soluções de terceiros países e melhorar as condições nos países de origem.
A reunião permitirá que os Estados e as partes interessadas assumam compromissos e contribuições concretas, mostrem o progresso, compartilhem as melhores práticas e avaliem os obstáculos e as perspectivas futuras em relação aos refugiados.
O evento foi convocado por cinco países (Colômbia, França, Japão, Jordânia e Uganda) e copatrocinado pelo governo suíço e pela agência de refugiados da ONU, a UNHCR.
Com o aumento do número de refugiados devido a conflitos armados, pressões ambientais e desastres naturais, o fórum deste ano continuará a ajudar a aliviar um problema internacional crescente.
oda/amp/bm