Num emocionante evento no Hotel Nacional, integrado no 44º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, a diretora geral da Eictv, Susana Molina, entregou na véspera o prémio aos membros desta iniciativa de trabalho audiovisual comunitário e participativo que surgiu no Professor da Serra Oriental, e que mudou a cara do documentário no país.
Ao longo dos anos, os seus cineastas filmaram os habitantes daquela zona no seu habitat natural, nas suas atividades quotidianas e com os seus próprios modos de subsistência, captando com belas imagens no ecrã tanto o ambiente como a essência simples de quem nasceu naquela região montanhosa.
Também com imagens, a Eictv, chamada de escola de todos os mundos, homenageou Diez e seu legado cinematográfico e didático que influenciou diversas gerações de cineastas de todas as latitudes.
No evento, a instituição apresentou o seu catálogo de publicações e filmografia, alguns dos seus principais reconhecimentos durante o corrente ano letivo, e lançou a chamada oficial para o Curso Regular 2024-2027.
No âmbito desta 44ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, que termina no dia 17, o prémio honorário recentemente atribuído à Eictv pelo Festival de Cinema de Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha, destacou-se pela sua contribuição para a indústria cinematográfica.
oda/dla / fav