22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo boliviano evita protesto de produtores de cana com acordo

Governo boliviano evita protesto de produtores de cana com acordo

La Paz, 13 dez (Prensa Latina) Um protesto denominado "tractorazo" programado para hoje foi suspenso após um acordo entre o governo boliviano e representantes do setor sucroalcooleiro e canavieiro sobre o preço do etanol e um plano de compra de três anos.

O entendimento foi anunciado pelo ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina; o presidente da Yacimientos Petrolófilos Fiscales Bolivianos (YPFB), Armin Dorgathen, e o chefe da Comissão Nacional dos Produtores de Cana-de-Açúcar da Bolívia (Concabol), Oscar Arnez.

“Depois de tantas reuniões, chegou-se a um acordo, talvez não cem por cento satisfatório para o setor, mas com muitos benefícios (…)”, disse Arnez.

Afirmou que “quase cumprimos o objetivo”, quase a cinco bolivianos (um preço de quatro bolivianos e 9.416 centavos).

A este respeito, expressou que os negociadores não estão contentes, “mas estão satisfeitos”.

Ele confirmou que “com esse acordo, a medida de pressão de movimentação de tratores (marcha com tratores das fábricas de cana-de-açúcar e etanol até o centro de Santa Cruz) é automaticamente suspensa”.

O governo nacional propôs inicialmente manter o preço do litro do etanol em 4,80 bolivianos, já que seu custo internacional é de 3,60.

O ministro, por outro lado, disse que o preço acordado satisfaz não só o setor, mas também permite “trabalhar de forma coordenada nos próximos anos”.

Informou que na reunião, além do preço, foi acertado o compromisso de volumes para os próximos três anos, o que dá segurança ao setor e permite o planejamento na área industrial.

Ele comentou que foi discutido o desenho de um plano estratégico para o setor com oferta de financiamento e atendimento de outras demandas.

“Além desse aspecto, no próximo ano a YPFB poderá até adquirir um volume que ultrapassa os 200 milhões de litros”, antecipou, “e isso por sua vez nos permitirá desenvolver parte das políticas públicas que visam aumentar o consumo de etanol. também para massificar este aditivo tão importante na gasolina.”

O programa de produção e comercialização de etanol anidro, como aditivo de origem vegetal para mistura com gasolina na Bolívia, teve início com a Lei 1.098, com o objetivo de substituir as importações de combustíveis líquidos de origem fóssil.

Todas estas medidas se devem a uma política energética que visa reduzir as importações de combustíveis líquidos e também contar com a contribuição da produção nacional na geração de uma economia produtiva dentro do Estado Plurinacional.

A política governamental da Bolívia avança no caminho da transição energética com hidrocarbonetos mais ecológicos e, neste sentido, procura-se o apoio de todos os setores com vista a promover o desenvolvimento económico. oda/jpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES