Dias antes de sua inauguração, novos equipamentos foram restaurados e montados em algumas das principais salas de Havana, sua sede habitual.
Outra novidade do festival de cinema continental na ilha caribenha foi a realização de concertos e exibições de filmes em locais centrais desta capital.
A empresa Mambo Producciones promoveu a iniciativa de homenagear através da música o 65º aniversário do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), promotor destes eventos.
De Nueva Trova, filho, jazz e música popular de dança, a homenagem se estendeu a renomados artistas nacionais cuja obra, de uma forma ou de outra, está ligada ao cinema cubano.
Os grupos Buena Fe e Sexteto Habanero, os músicos David Torrens, Adrián Berazain, David Blanco, Emilio Vega, a dupla Iris, Rodrigo García e Rodrigo Sosa, da Argentina, sobem todos os dias desde 8 de dezembro aos palcos de rua para diversão da população.
A maior parte do país aderiu à celebração Icaic, onde nestes dias e até 17 de dezembro, quando termina o evento, é exibida uma seleção de filmes premiados pelos Corales no maior evento de cinema de Havana e clássicos cubanos.
Outro acontecimento ocorreu nesta terça-feira, quando foi inaugurado na central rua 23 do bairro Vedado, em Havana, o Centro do Cartel do Cinema Cubano, encarregado de guardar o extenso acervo de obras que recebeu sua categorização no âmbito da concessão do status de Memória do Mundo pela UNESCO.
jf/mml / fav