Agendada de 14 a 25 de maio na Riviera Francesa, a edição 2024 de um dos eventos máximos da sétima arte no planeta promove a novidade como um presente especial de Natal para os cinéfilos, dada a notoriedade do californiano de 40 anos.
Uma das primeiras mulheres indicadas ao Oscar de melhor direção, em 2017, por Lady Bird, Gerwing não escondeu a satisfação com a responsabilidade, dizendo que se sentiu emocionada e honrada.
“Estou ansiosa para ver que viagens nos esperam. Cannes sempre foi para mim o ápice do que a linguagem universal do cinema pode representar”, frisou.
A realizadora de Barbie, um dos 15 filmes com maior bilheteria da história, aproveitou o momento para reiterar o seu profundo amor pelos filmes, argumentando que “gosto de os fazer, gosto de ir vê-los, gosto de falar sobre eles por muito tempo”. horas.”
Também reconhecida por atuações como atriz em diversos longas-metragens, incluindo Frances Ha (2013), Hannah Takes the Stairs (2007) e Mistress America (2015), ela sucederá ao diretor sueco Ruben Ã-stlund como chefe do júri da festa emblemática.
Gerwing se juntará a uma lista de personalidades ilustres do cinema e das artes que desempenharam esse papel em Cannes.
Entre eles estão Sophia Loren, Luchino Visconti, Ingrid Bergman, Tennessee Williams, Roberto Rossellini, Kirk Douglas, Milos Forman, Sydney Pollack, Bernardo Bertolucci, Roman Polanski, Clint Eastwood, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Robert De Niro, Steven Spielberg, Pedro Almodóvar e Spike Lee.
jf/wmr / fav