De acordo com o aviso prévio, emitido pelo Insmet Forecast Center, a baixa extratropical se intensificará rapidamente, deslocando-se para nordeste em direção à porção norte da península da Flórida e manterá sua influência sobre a região oeste de Cuba durante os próximos dias.
Salientou que a extensa circulação desta baixa extratropical, com uma frente fria associada, afetará o oeste da ilha a partir deste sábado.
Esta situação provocará uma deterioração das condições meteorológicas com ventos de sul algo fortes, o que provocará inundações costeiras em zonas baixas da costa sul das províncias ocidentais.
A faixa nublada pré-frontal produzirá aguaceiros, chuvas e trovoadas que poderão se tornar fortes e intensas em alguns locais, não sendo descartada a possibilidade de fortes tempestades locais, afirma a nota.
Os especialistas prevêem que a frente fria se desloque para leste sobre o território nacional, pelo que as áreas de chuva irão deslocar-se gradualmente no sábado e no domingo para as regiões centro e leste, podendo ser fortes em algumas localidades.
A combinação de baixas pressões extratropicais no sudeste dos Estados Unidos e altas pressões continentais gerará fortes ventos de noroeste a partir da tarde de sábado, que persistirão no domingo no Golfo do México e no oeste de Cuba.
Tal situação provocará fortes ondas na costa norte ocidental, com inundações costeiras em zonas baixas desta costa, incluindo o paredão de Havana, a partir de domingo.
O Centro de Previsão do Insmet mantém um acompanhamento atento da evolução desta situação meteorológica e emitirá as informações necessárias ao longo dos próximos dias.
npg/lpn/glmv