Mais de um terço das empresas líderes produzem e prestam serviços no campo das TIC, disse a análise anual do desempenho de P&D da União Europeia (UE).
De modo geral, a maior parte das entidades analisadas opera em três setores: TIC, saúde e indústria automotiva.
Dentro da UE, o investimento privado em P&D cresceu 13,6% em 2022 em relação ao ano anterior e atingiu sua taxa mais alta desde 2015, observou o relatório estatístico.
O painel de avaliação analisou o desempenho de 2 mil 500 investidores em P&D, por isso estimou um novo recorde internacional em 2022, no valor de 1,25 bilhão de euros, 141 bilhões de euros a mais do que em 2021.
De acordo com a fonte, as empresas dos EUA foram os principais investidores em P&D entre as 2 mil 500 empresas analisadas, respondendo por um valor equivalente a mais de 42% do total.
A UE e a China responderam por 17,5% e 17,8%, respectivamente, segundo o relatório.
Globalmente, o setor de saúde foi responsável por mais de um quinto do investimento privado em P&D, impulsionado por novas empresas de biotecnologia, principalmente dos EUA.Enquanto isso, os produtos farmacêuticos da UE aumentaram seus gastos em P&D, mas permaneceram em cerca de metade do nível de investimento do setor nos EUA.
De acordo com a fonte, a UE continuou a liderar os investimentos em P&D no setor automotivo, patentes verdes de alto valor e tecnologias de transporte limpas.
ro/mjm/glmv