De acordo com o Ministro da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, o aumento constante no número de empregos é uma demonstração de que as medidas implementadas pelo governo e a parceria com as empresas para reduzir o desemprego “estão ganhando terreno de forma constante”.
O crescimento anual de empregos de 2,6%, de acordo com a StatsSA, representa, em números absolutos, um aumento de 256.000 empregos entre setembro de 2022 e setembro de 2023.
Isso está acontecendo, observou ele, apesar das políticas internas predominantes e dos desafios globais enfrentados pela economia nacional.
O governo, acrescentou o ministro, continua determinado a lidar com as restrições internas da economia, conforme indicado pelo Roteiro de Transporte e Logística e pelo Plano de Recursos Integrados 2023, recentemente aprovados pelo Gabinete.
Essas intervenções, argumentou Ntshavheni, também ajudarão a facilitar as oportunidades de crescimento econômico para reverter a contração do produto interno bruto (PIB) real, que foi de 0,2% no terceiro trimestre de 2023.
O ministro disse que foi particularmente notável o aumento da renda bruta paga aos funcionários, que foi de 2% entre junho e setembro de 2023.
Além disso, disse ele, o governo ficou satisfeito em observar que tanto o crescimento do emprego quanto o da receita bruta foram impulsionados por setores que são essenciais para o crescimento econômico da África do Sul. Esses setores incluem comércio, mineração, transporte, indústrias de energia e serviços comunitários. Enquanto o país encerra o ano com a boa notícia de uma economia resiliente, o governo se compromete a dobrar seus esforços no novo ano para impulsionar uma economia geradora de empregos, concluiu Ntshavheni.
mem/mv/bm