Antes da reunião, que se realizará até amanhã, foi realizado um extenso processo de consulta aos documentos que serão sujeitos a análise, em mais de 34 mil reuniões, onde participaram 750 mil pessoas.
Segundo o chefe do Departamento de Organização do PCC, Roberto Pérez, os critérios recebidos indicam a necessidade de atualizar, modificar e incorporar novas diretrizes à Política Econômica e Social do Partido e da Revolução e ao Plano de Desenvolvimento Nacional até 2030, com o objetivo de superar a atual situação que o país enfrenta na ordem econômica.
O fórum também analisará o trabalho político-ideológico em conformidade com as ideias, conceitos e diretrizes emanadas do VIII Congresso do PCC, realizado em abril de 2021.
Da mesma forma, as ações e o cumprimento dos protocolos estabelecidos serão avaliados com base na atenção à violência de gênero, por se tratar de um problema social.
O conclave, garantiu Pérez, constituirá um espaço para reafirmar o compromisso de continuar a construir o socialismo e promover com maior energia o movimento produtivo que o país caribenho necessita para poder superar as limitações impostas pelo bloqueio dos Estados Unidos.
Tal como aconteceu nas sessões plenárias anteriores, o Bureau Político do Comitê Central do PCC apresentará um relatório sobre o seu trabalho desde o último evento deste tipo.
De acordo com os estatutos do PCC, o Comitê Central é o órgão máximo de gestão da organização entre congressos e tem competência para tomar as decisões que considere adequadas para cumprir as políticas e acordos do seu conclave.
jha/mks/ls