No baile de gala desta noite, serão revelados os vencedores do Coral, o maior prêmio do evento.
O público finalmente conhecerá nesta sexta-feira todos os filmes e artistas que ganharão os principais prêmios e outros reconhecimentos desse festival regional de cinema que mantém a capital cubana sob os holofotes, como acontece todo mês de dezembro.
Por outro lado, na quinta-feira foi anunciado que o filme chileno Los colonos, do diretor Felipe Gálvez, ganhou o prêmio Glauber Rocha concedido pela imprensa estrangeira credenciada no festival deste ano.
O 44º festival de cinema latino-americano, que começou em 8 de dezembro, também com ampla representação de outras partes do mundo, está em pleno andamento em Cuba, pois, de acordo com as estimativas dos organizadores, mais de 50.000 espectadores lotaram os cinemas nos últimos dias.
Mais de seis mil passaportes foram vendidos (o que corresponde a oito ingressos), enquanto a compra de ingressos registrou mais de 16 mil downloads digitais na plataforma digital La Papeleta.
O chamado para o Green Light Action!, slogan do evento deste ano, foi atendido pelo público, apesar da chuva e do frio, com uma participação entusiasmada nas salas escuras e em outros locais para não perder a competição de 199 filmes selecionados de 19 países nas diversas categorias.
mem/dla/bm