Na sessão de encerramento, os dirigentes da Empresa de Processamento de Café Rolando Ayud elogiaram o trabalho de um grupo de mulheres que têm nas mãos a importante tarefa de seleccionar os grãos segundo vários parâmetros e dos provadores, que garantem a qualidade e o prestígio do café. café e os produtos que comercializam.
Também detalharam as diferentes linhas de atuação da entidade, incluindo o aperfeiçoamento de seus colaboradores e o trabalho investigativo e científico graças ao qual se aventuram em temas como a microfermentação do café, processo químico que confere padrões competitivos à infusão internacional.
Sob o lema ‘Um patrimônio para o futuro’, durante o evento foram apresentadas a pesquisa Cultura do Café na cidade de Santiago de Cuba (1902-1958) da professora Lianet Godínez Mendoza e ‘Uso de água tratada magneticamente na produção de café’, por DrC. Elizabeth Isaac Alemán.
Além disso, os especialistas da Empresa de Torrefação e Comercialização de Café, UEB Torrefactora Santiago de Cuba, MsC. José Raúl Domínguez e Lic. Lisette Castro proferiram a conferência The Cup of Coffee. Do grão verde à infusão.
Entre as atividades colaterais, destacou-se a abertura da exposição ‘O Objeto do Desejo’, do artista plástico Reynaldo Pagán Ávila, que utilizou a técnica Coffee Painting, que consiste na utilização do café como meio para criar imagens e desenhos .
lam/yvg/glmv