No fórum, o trabalho político-ideológico é revisto em conformidade com as ideias, conceitos e diretrizes emanadas do VIII Congresso do PCC, realizado em abril de 2021.
Os delegados também avaliarão as ações e protocolos estabelecidos em resposta à violência de gênero, por se tratar de um problema social.
Na véspera, o secretário da Organização, Roberto Morales, garantiu que o Partido trabalha em ações para reverter e encontrar alternativas à complexa situação que atravessa o país caribenho.
Ao apresentar o relatório de prestação de contas do Bureau Político, Morales destacou que a ilha enfrenta as consequências do “cerco imperialista de máxima pressão e asfixia total, que não cessa na sua tentativa fracassada de derrubar a Revolução”.
O líder político especificou que neste cenário se intensificam os esforços para encontrar soluções “com criatividade e com os nossos próprios esforços”.
Morales apelou na reunião para abalar as bases produtivas da nação e cumprir plenamente o papel que corresponde à militância partidária.
No primeiro dia da VII sessão plenária foram analisados os obstáculos que prevalecem para que a empresa estatal socialista desempenhe o seu correspondente papel de principal ator na economia da ilha, bem como as dificuldades na atenção e controlo dos actores não estatais.
Os debates centraram-se também na análise do cumprimento das 93 medidas aprovadas para recuperar a indústria açucareira, onde as ações desenhadas ainda não conseguiram transformar os resultados negativos na produção, com diminuição significativa das plantações e baixos rendimentos agrícolas.
mem/mks/ml