O Serviço Eleitoral (Servel) informou que 15,4 milhões de pessoas estão qualificadas para participar da consulta, entre elas 127.552 que residem em 65 países ao redor do mundo.
Desde 2022, o voto é obrigatório para quem está no país e quem não comparece às urnas está sujeito a multa que varia entre 32.100 e 192.650 pesos (de US$ 37 a US$ 221).
Para facilitar o acesso aos locais de votação, o serviço de transporte estadual é gratuito durante todo o dia, incluindo os modais aéreo, terrestre, fluvial ou lacustre nas localidades mais remotas.
As comunas com maior número de eleitores neste plebiscito são Puente Alto, Maipú, Santiago e Florida, na Região Metropolitana, além de Viña del Mar em Valparaíso.
No exterior, os países com maior presença de residentes chilenos com direito a voto são Estados Unidos, Espanha, Argentina, Canadá e Austrália.
Entretanto, a comunidade migrante autorizada aqui a participar no referendo é liderada pelo Peru, Venezuela, Colômbia, Haiti e Bolívia.
As mesas fecharão às 18h (horário do Chile), a menos que nesse horário haja pessoas esperando para exercer esse direito.
Servel apelou às pessoas para comparecerem cedo para evitar aglomerações e as altas temperaturas previstas para este domingo na maior parte do país.
rgh/car/eam/hb