O evento partidário, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro no Palácio da Revolução – sede do Governo cubano – discutiu as projeções de trabalho realizadas pelo Bureau Político e pela Secretaria do CC PCC destinadas a canalizar soluções para os problemas sociais.
O conclave decidiu travar a batalha com firmeza ideológica a partir do combate à colonização cultural, bem como do ativismo nas redes sociais e do enfrentamento das fragilidades internas, entre outras ações de militância.
O projeto sobre medidas coercivas e o seu impacto na luta ideológica do povo cubano contribuirá para a compreensão da população sobre os reais efeitos do injusto e criminoso bloqueio econômico dos Estados Unidos sobre Cuba.
Embora este cerco econômico, financeiro e comercial esteja presente em todas as atividades, os danos que causa à população, à economia e ao desenvolvimento do país nem sempre são adequadamente explicados, explicou Yoelkys Sánchez, membro do CC PCC. A organização dos comunistas em Cuba também direcionará projetos sobre a guerra cultural contra a ilha, a teoria marxista e o pensamento latino-americano na ideologia da Revolução Cubana.
Da mesma forma, outros programas partidários tratam da herança teórica e cultural da interpretação e ensino do marxismo; a qualidade do exercício do poder político popular; e relações agrárias na dimensão rural do desenvolvimento.
Segundo Sánchez, o trabalho do PCC também se concentrará nas políticas públicas e na participação cidadã com base na legitimidade do governo local; a socialização política de jovens universitários para a construção da hegemonia socialista e da comunicação política na sociedade cubana.
Na sua essência, os projetos e ações da direção partidária procuram fortalecer o trabalho da organização e a abrangência do trabalho político-ideológico no meio social, reconheceram os participantes na VII Sessão Plenária do PCC.
O secretário de Organização do órgão partidário, Roberto Morales, especificou que a batalha econmica, a luta pela paz, a unidade e a firmeza ideológica são prioridades da organização política.
rgh/lld/cm