8 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Apela a uma maior supervisão financeira na Suíça

Apela a uma maior supervisão financeira na Suíça

Berna, 19 dez (Prensa Latina) Erros de gestão e escândalos repetidos levaram ao colapso final em 2023 do banco Credit Suisse, reconheceu hoje o órgão de vigilância financeira suíço (Finma), ao pedir uma maior autoridade reguladora.

No início de março passado, representantes da Finma comemoraram a rápida absorção do Credit Suisse pelo banco UBS, para evitar colapso com prováveis repercussões adversas no sistema financeiro global.

As críticas apontadas nesta terça-feira pela instituição apontaram para a falta de planos de emergência adequados e a incoerência das estratégias do Credit Suisse para mitigar riscos.

A Finma defendeu a introdução de um Regime de Alta Administração que responsabilize os executivos seniores por seu papel na gestão de riscos, bem como o estabelecimento de padrões mais rígidos de governança corporativa.

Ele também defendeu a possibilidade de aplicar multas pesadas a entidades que descumprirem as normas regulatórias.

Em um relatório sobre a crise do Credit Suisse, o FMI disse que as medidas tomadas para evitar a falência “atingiram seus objetivos”, embora denotassem os limites legais do sistema nacional de supervisão bancária.

Fundado em 1856, o Credit Suisse tem sido desde então um dos pilares do setor no país, apesar dos impactos da crise financeira internacional de 2008, cuja explosão começou nos Estados Unidos.

Em teoria, o Credit Suisse era um banco grande demais para falir e os reguladores financeiros suíços foram capazes de manter uma vigilância apertada para evitar desastres em qualquer um dos colossos.

rgh/mjm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES