De acordo com uma reportagem do Canal 8 de televisão, o financiamento do banco também será usado para fornecer empréstimos para a agroindústria e bancos rurais.
De acordo com as informações, o primeiro desembolso inclui o projeto, a construção, o equipamento e o comissionamento de dois novos hospitais nos municípios de Choluteca e Tocoa, no sul e nordeste do país, em um valor de US$ 135 milhões.
Outro dos créditos está relacionado ao programa Estradas Resilientes de Honduras, aprovado no início deste mês por US$ 606,9 milhões para a reabilitação, melhoria e expansão de 308 quilômetros de estradas no leste do país e na parte norte do Corredor Turístico da nação centro-americana.
Além disso, a (BCIE) financiará outros 100 milhões de dólares para fortalecer as habilidades produtivas e associativas de micro, pequenos e médios produtores e empreendedores integrados em cooperativas financeiras rurais.
Esse valor também servirá para garantir o acesso ao crédito em termos favoráveis e aumentar a segurança alimentar e o desenvolvimento do setor agrícola e agroindustrial do país.
Os empréstimos da (BCIE) estão alinhados com a estratégia 2022-2026 de Honduras para modernizar e fortalecer a infraestrutura produtiva sustentável, aumentar a competitividade concentrando-se na melhoria da conectividade e do desempenho logístico e otimizar a cobertura, a qualidade e o acesso aos serviços de saúde pública.
lam/ybv/bm