De acordo com o prefeito do município de eThekwini, Mxolisi Kaunda, os resultados das análises realizadas com o Instituto de Tecnologia de Água e Águas Residuais (IWWT) da Universidade de Tecnologia de Durban (DUT) revelaram uma melhoria na qualidade da água da praia.
“Os resultados da cidade mostrados no dia 12 de dezembro, no âmbito dos seus testes de rotina semanais, revelaram também que, das 23 praias balneares, 20 cumprem padrões aceitáveis para a presença da bactéria e-coli para natação e outros usos de recreação aquática”.
A segurança dos residentes e visitantes, cujo número deverá rondar os 790 mil esta temporada, continua a ser uma prioridade e com testes constantes queremos garantir a segurança dos turistas e locais, acrescentou Kaunda.
O prefeito lembrou que a cidade conta com uma equipe de especialistas que trabalha continuamente testando a qualidade da água no laboratório municipal credenciado pela ISO 17025.
Se houver resultados ruins, a equipe de contaminação rastreia imediatamente a origem para que possam ser realizados trabalhos corretivos para estancar a contaminação, explicou.
Praias com água de má qualidade são fechadas e a população é informada. Esses testes semanais de rotina continuam e são realizados nas 23 praias balneares da cidade, acrescentou Kaunda.
As praias abertas para banhos de mar incluem uShaka, Addington, Point, North, Bay of Plenty, Wedge, Battery, South, Country Club, Thekwini, Laguna, uMhlanga Main, uMdloti Main, Bronze, Westbrook, uMgababa, Toti Main, Reunion, Warner e Brighton.
As fechadas no momento são Pipeline, Winkelespruit e Anstey’s.
lam/mv/ls