Durante uma cerimónia solene, o Presidente do TSP, Rubén Remigio Ferro, entregou o prémio a Peter Sam Shivute, Presidente do Supremo Tribunal da Namíbia, e Sergei Rudakov, Vice-Presidente do Supremo Tribunal da Federação Russa.
O magistrado da Namíbia, no cargo desde 2004, destacou na cerimônia os estreitos laços históricos e políticos que unem Cuba e seu país e expressou sua honra pelo prêmio, que também foi conferido a 18 trabalhadores do Judiciária cubana.
Além disso, ele ressaltou que, nos últimos 50 anos, o sistema jurídico cubano demonstrou um compromisso irrefutável de transmitir justiça e proteger os direitos de seu povo e se tornou um modelo e inspiração para muitos povos, incluindo o povo da Namíbia, enfatizou.
Por seu lado, o responsável russo, no cargo desde 2014, transmitiu as saudações do presidente do Supremo Tribunal do seu país, Vyacheslav Lebedev, que salientou que, por ocasião do 50.º aniversário do TSP, o seu país doou 200 computadores pessoais.
Além disso, no documento, Lebedev afirmou que os sistemas judiciais da Rússia e de Cuba estão unidos por anos de relações amistosas e são baseados na confiança mútua, enquanto há uma troca de material legal entre as duas nações.
Da mesma forma, lembrou que especialistas cubanos estudam em instituições na Rússia para elevar seu nível profissional no campo da jurisprudência.
A cerimônia também contou com a presença do juiz Juan Carlos Hidalgo Pandares, membro da Câmara Político-Administrativa da Suprema Corte de Justiça da Venezuela, Yamila Peña Ojeda, procuradora-geral de Cuba, e Oscar Silvera Martínez, ministro da Justiça deste país.
O herói da República de Cuba, Gerardo Hernández Nordelo, à frente do Comitê de Defesa da Revolução, entregou um reconhecimento ao TSP pelo meio século de criação do sistema judicial cubano em uma cerimônia com a participação dos magistrados do TSP.
ro/to/glmv