Durante a 28ª reunião regular entre os dois chefes de governo, Li pediu ao seu homólogo que usasse o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024 como uma oportunidade para expandir a cooperação, promover a amizade e trazer mais estabilidade e energia positiva para o mundo.
Por sua vez, Mishustin disse que os laços bilaterais estão no nível mais alto da história e mantêm um impulso de crescimento rápido.
De acordo com a CCTV, o lado russo expressou sua disposição de fortalecer a cooperação em economia, comércio, energia e investimento, aprofundar os intercâmbios entre pessoas e melhorar a coordenação em ocasiões multilaterais para elevar a parceria estratégica abrangente a níveis mais altos.
Os dois ouviram relatórios de trabalho de representantes de diferentes comitês que lidam com a colaboração bilateral em vários campos, bem como a opinião da Comissão Intergovernamental para a Cooperação entre o Nordeste da China e o Extremo Oriente e a Região de Baikal da Rússia.
Os chefes de governo pediram a expansão do comércio bilateral e da cooperação agrícola, a proteção da segurança energética, o fortalecimento da conectividade, o aumento do intercâmbio de pessoal e a garantia da estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.
No final da reunião, Li e Mishustin assinaram um comunicado conjunto e testemunharam a assinatura de vários documentos de colaboração.
O presidente chinês Xi Jinping recebeu o primeiro-ministro russo hoje e ambos destacaram o excelente estado da cooperação pragmática entre os dois países.
mem/idm/bm