Numa reunião realizada no dia anterior, o Ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, e o seu homólogo da Nova Zelândia, Todd McClay, expressaram a necessidade de aumentar o compromisso entre os seus países sob uma abordagem colaborativa que envolva funcionários de todos os departamentos relevantes e do setor privado.
Durante a reunião para explorar oportunidades de crescimento e cooperação mútuos, McClay apreciou os esforços da Índia para resolver a questão relacionada com a exportação de toras de madeira da Nova Zelândia para o país do sul da Ásia.
Por outro lado, ambos os ministros destacaram a necessidade de aprofundar o compromisso em setores como a agricultura, silvicultura, farmácia, conectividade, educação e turismo.
Reconheceram o forte progresso nas relações entre as empresas dos dois países e a conveniência de garantir que estes resultados satisfatórios promovam o diálogo governamental.
Goyal e McClay concordaram sobre a importância da reunião anual do Comitê Conjunto de Comércio, estabelecido no âmbito do Acordo Comercial Índia-Nova Zelândia de 1986, e da participação regular de alto nível.
A este respeito, concordaram que ambas as partes deveriam reunir-se periodicamente para realizar discussões bilaterais sobre questões de comércio e investimento e atividades de cooperação.
Também discutiram aspectos da Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio e formas de fortalecer seus laços relacionados a este fórum.
oda/lrd / fav