García, vice-campeã de caminhada de 35 quilômetros em agosto passado e campeã pan-americana de 20 quilômetros, foi indicada pela emissora nacional Radioprogramas del Perú, pelo grupo de jornais La República e pelo diário Depor.
No entanto, faltando apenas algumas horas para o fim da votação, parece ser apenas uma questão de tempo até que a venezuelana Yulimar Rojas, três vezes medalhista, ganhe seu quarto prêmio (o segundo consecutivo) na votação.
A detentora do recorde mundial recebeu o apoio da Telecentro TV Yumurí e do Canal Caribe na quinta-feira e, assim, alcançou 32 preferências, uma clara liderança.
O lutador cubano de luta greco-romana Luis Orta, que recebeu 32 votos graças a essas duas emissoras de televisão de seu país e à Radioprogramas del Perú, também parece ser o vencedor na categoria masculina.
A vitória do clube de futebol brasileiro Fluminense também parece imparável na seção coletiva, com a adição na quinta-feira dos endossos da Radioprogramas del Perú e do grupo de jornais La República, totalizando 27.
A TV Yumurí completou sua lista de candidatos com a seleção mexicana de futebol, o Canal Caribe com a seleção argentina, enquanto o La República deu o jogador argentino Lionel Messi como o melhor esportista masculino.
Enquanto isso, para o Depor, o atleta mais destacado de 2023 foi o surfista peruano Benoit Clemente, tetracampeão mundial, e a seleção masculina de futebol da Argentina foi a melhor equipe.
Os resultados serão anunciados oficialmente amanhã em uma coletiva de imprensa na sede da Prensa Latina, aqui.
mem/lp/mb