“Continuamos o curso de expansão dos laços militares com a China e a Índia, e incluímos a RPDC, que atualizamos com frequência”, disse o alto funcionário militar em um briefing para adidos militares estrangeiros.
Gerasimov acrescentou que o exercício antiterrorismo da Reunião de Ministros da Defesa da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ADMM-Plus) foi realizado com sucesso este ano, com a participação de mais de 600 militares de 12 países.
Além disso, ele enfatizou que a presidência do grupo de trabalho de especialistas da ADMM-Plus sobre desminagem humanitária para o período até 2027 foi ampliada com a inclusão do Laos.
De acordo com o oficial, em 2023 as Forças Armadas russas mostraram uma alta intensidade de treinamento operacional e de combate com parceiros estrangeiros, “participamos de 17 exercícios internacionais”, acrescentou.
Entre os eventos mais notáveis estavam o exercício naval conjunto Maritime Interaction e as manobras estratégico-operacionais Interaction 2023 com a China, bem como exercícios militares no formato da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) em Belarus e Quirguistão.
mem/hoo/mb