A promoção foi realizada no Centro de Convenções Olof Palme, na capital, como parte da 26ª cerimônia de formatura dos cadetes da Universidade Leonel Rugama de Ciências Policiais.
A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, lendo a Ordem Presidencial 191-2023, explicou que o artigo 44 da Lei 872 sobre as funções, a carreira e o regime especial de previdência social da Polícia Nacional, dá poderes ao presidente para aprovar e impor os graus de comissário geral de acordo com os cargos correspondentes, de acordo com os regulamentos estabelecidos.
Acrescentou que, no uso dos poderes que lhe foram conferidos pela Constituição, o presidente da Nicarágua concordou em reconhecer os méritos, as conquistas e o progresso dos membros da Polícia Nacional e da instituição, que trabalha com as famílias nicaraguenses em unidade para o bem comum.
A ordem afirma que os 19 oficiais promovidos servirão ao povo, fortalecendo o trabalho de segurança cidadã na luta contra o crime e o crime organizado e na defesa da paz como patrimônio legítimo dos nicaraguenses.
“Servimos como Polícia Nacional com alegria e orgulho, reconhecendo que o protagonista vitorioso de todos os caminhos e rotas de trabalho, segurança, estabilidade, paz, alegria e prosperidade, é o grande povo nicaraguense que, a partir de suas comunidades, nos honra com sua confiança e reconhecimento”, destacou o documento.
npg/ybv/bm