A entidade reiterou as recomendações e os apelos para manter as crianças e os idosos aquecidos para evitar doenças causadas pelas baixas temperaturas.
Devido ao aumento dos ventos do norte nas próximas horas e à queda nas temperaturas registradas durante as primeiras horas desta manhã, as autoridades reiteraram a validade de um “aviso” para que a população tome medidas para evitar as consequências das condições climáticas.
Lembramos à população que cumpra todas as recomendações emitidas pela Direção Geral de Proteção Civil, tendo em vista o aviso emitido pela entrada de ventos moderados do Norte e temperaturas reduzidas em nível nacional, a fim de evitar incidentes, disse à agência governamental.
A instituição também recomendou “evitar fazer fogueiras, cozinhar com lenha ao ar livre ou queimar lixo”, para evitar incêndios que podem se espalhar rapidamente e ficar fora de controle.
No dia anterior, temperaturas próximas a cinco graus Celsius foram registradas pelo terceiro dia consecutivo em algumas partes do país, especialmente no Oeste e nas terras altas. A situação climática, caracterizada por ventos do norte que sopram no país desde segunda-feira, pode melhorar a partir de hoje, embora o Ministério do Meio Ambiente tenha declarado em seu relatório meteorológico que o frio pode continuar devido a uma circulação anticiclônica que acelerará os ventos e empurrará o ar frio para a América Central.
De acordo com relatórios, os dias 18 a 21 de dezembro podem marcar os dias mais frios de 2023 em El Salvador e nos países vizinhos, como a Guatemala, onde as temperaturas mínimas foram registradas nos últimos dias, às vezes abaixo de dois graus negativos e 0 graus para as regiões central e ocidental do país.
mem/lb/bm