5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba parabeniza educadores pelo seu dia

Presidente de Cuba parabeniza educadores pelo seu dia

Havana, 22 dez (Prensa Latina) O presidente Miguel Díaz-Canel felicitou hoje os educadores cubanos pelo seu Dia, que coincide com a chegada do 62º aniversário da declaração do território livre do analfabetismo.

A data tem amplo simbolismo em todo o país, que reconhece a consagração de dezenas de milhares de professores e professoras, dedicadas a ensinar, educar e promover um vigoroso capital humano desde o início do processo revolucionário em 1959.

A ocasião também comemora o momento histórico em que, em 22 de dezembro de 1961, o líder histórico Fidel Castro proclamou o país um território livre do analfabetismo, após o encerramento bem-sucedido da Campanha de Alfabetização.

Na Plaza de la Revolución da capital, o Comandante-em-Chefe Fidel Castro declarou vitória numa grande batalha iniciada pelos professores, que foi continuada pelos alfabetizadores populares e pela extraordinária e decisiva contribuição dos jovens das brigadas Conrado Benítez.

O feito educativo e cultural que colocou Cuba entre as nações com a menor taxa de analfabetismo do mundo foi alcançado com a mobilização de cerca de 271 mil educadores voluntários em todo o território nacional.

A campanha conseguiu educar mais de 700.000 pessoas para ler e escrever e lançou as bases para a criação de um sistema educativo vigoroso, universal e gratuito em todos os níveis de ensino, que continua a ser uma prioridade do Estado cubano.

Esse feito mudou a vida dos até então analfabetos e teve notável influência na de seus professores, mas o mais significativo ocorreu no tecido social e cultural da nação que, a partir de então, conquistou um sistema educacional reconhecido em todo o mundo.

Neste 22 de dezembro, como todos os anos, vários professores cubanos receberão a Medalha José Tey por suas contribuições na formação de novas gerações de profissionais.

Nesta ocasião, o reconhecimento aos estudantes acrescenta que, apesar das dificuldades da economia cubana, o governo antilhano aprovou incentivos monetários para este setor prioritário até 2024.

Segundo uma recente intervenção do primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, na Assembleia Nacional do Poder Popular – que está em funcionamento desde a passada quarta-feira e até hoje -, os educadores vão receber pagamentos adicionais por antiguidade e sobrecarga docente.

maio/lld/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES