20 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Violência baseada em gênero afetou 51% das mulheres na Itália

Violência baseada em gênero afetou 51% das mulheres na Itália

Roma, 22 dez (Prensa Latina) Cerca de 12 milhões de mulheres italianas entre 18 e 84 anos, 51 por cento do total, foram vítimas de violência física ou psicológica pelo menos uma vez na vida, informou hoje um relatório.

De acordo com um estudo do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) do país, publicado na sexta-feira no site da revista Vanityfair Italia, do número total de mulheres vítimas de abuso, apenas 5,0% relataram o abuso, o que esconde a verdadeira extensão do problema.

Sabrina Molinaro, pesquisadora do Instituto de Fisiologia Clínica do CNR, responsável pela pesquisa, disse que é alarmante “a baixa porcentagem de mulheres que afirmam ter relatado o episódio, apesar do forte impacto de tal violência”.

“As mulheres que sofreram episódios de violência, seja psicológica ou física, são caracterizadas pela presença de um estado de mal-estar generalizado, relatam níveis mais altos de estresse, dificuldade para dormir e uma maior propensão a se isolar”, disse ela.

Especificou que, nessa investigação, 50,3% das mulheres indicaram que não denunciaram as agressões porque consideraram que “não eram puníveis por lei”, enquanto 16,0% das que “perdoaram ou justificaram o agressor” e 11,3% das vítimas optaram por “esquecer o que aconteceu”.

“Tudo isso indica a importância de divulgar o conhecimento sobre o fenômeno e aumentar a conscientização para combater a tendência de normalizar as experiências relacionadas à violência de gênero do ponto de vista cultural”, acrescentou Molinaro.

jha/ort/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES