Assim que os comandados do técnico uruguaio Willy Coito chegaram ao Estádio Nacional Doroteo Guamuch Flores, o apoio dos fervorosos torcedores da capital se fez sentir, com cânticos, danças, serpentinas e muita vibração.
Os Cremas começaram com impetuosidade, com total controle da bola, e já aos oito minutos deram um aviso após um cruzamento do meio-campista guatemalteco José Contreras para seu homônimo colombiano, Corena, que não conseguiu acertar a bola com força no gol do costarriquenho Adrián De Lemos.
Em meio às intenções de ambos os times, Los Albos perderam o zagueiro chileno Matias Fracchia aos 38 minutos, depois que ele levantou demais a perna sobre o atacante paraguaio Marcelo Ferreira, do Yellow Breasts, e o árbitro Mario Escobar considerou uma jogada perigosa.
No entanto, o primeiro tempo terminou de forma inofensiva e, no segundo, o Comunicaciones continuou a dominar o jogo e a animar os torcedores que lotaram as arquibancadas e os apoiaram até o ponto de delírio.
Aos 62 minutos, um lampejo do tático vencedor do time anfitrião fez com que o atacante panamenho Jorman Aguilar entrasse no lugar do costarriquenho Andrés Lezcano, o que deu resultado dois minutos depois.
O novo jogador recebeu um cruzamento do equatoriano Juan Luis Anangonó e cabeceou a bola para o fundo da rede, levando o time da casa ao delírio.
Enquanto o Guastatoya buscava o gol de empate, o Los Albos se manteve com um homem a menos e, na reta final, Coito colocou em campo o meio-campista Lynner García, o cubano Karel Espino e o zagueiro Diego Santis.
Aos 90 minutos, em um contra-ataque, os Cremas não conseguiram conectar com o jogador da maior ilha do Caribe para o gol final do jogo, que nos quatro minutos da prorrogação deixou a torcida à beira de um ataque cardíaco.
Com o apito final, o Comunicaciones chegou ao 32º título do Clausura, à frente do arquirrival Municipal (31), do Aurora FC (oito) e do Xelajú MC (seis).
Em entrevista à imprensa, Ananganó reconheceu que “é uma alegria imensa poder ganhar um título e comemorá-lo com todas essas pessoas que sempre nos apoiaram, e elas são as principais merecedoras de tudo isso.
Em cada jogo, em cada sessão de treinamento, sempre pensamos neles e em dar-lhes a alegria que merecem”, enfatizou.
Os fãs de futebol na Guatemala agora acompanharão todos os passos da preparação para o Torneio Clausura 2024, com as oito melhores equipes do Apertura marcadas para começar em 20 de janeiro.
mem/znc/mb