A Argentina não repetiu nesta ocasião o que aconteceu na edição anterior com o filme estrelado por Ricardo Darín e ficou de fora da competição no referido trecho.
Desta forma, o representante deste ano do país sulista “Los criminales”, de Rodrigo Moreno, permaneceu sem classificação.
Em vez disso, o mexicano “Totem” optará pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, filme do gênero drama escrito e dirigido por Lila Avilés, coproduzido entre México, Dinamarca e França.
A lista pré-selecionada inclui também “The Snow Society” (Espanha), de Jz A. Bayona, ambos os únicos concorrentes do cinema de língua espanhola na 96ª edição dos Óscares.
Muitos se aventuraram a apostar no premiado chileno “Os Colonos”, de Felipe Gálvez, mas não ficou entre os finalistas a optar pela estatueta de ouro de Melhor Filme Internacional.
Entre os 15 primeiros pré-selecionados está o candidato alemão “Teachers’ Room”, de Ílker Çatak, que co-escreveu o roteiro com Johannes Duncker.
A primeira lista de títulos finalistas do Oscar internacional confirma aqueles que até agora eram vistos em todas as previsões como potenciais candidatos à conquista do prêmio.
Surge o favorito da grande maioria dos especialistas: “The Zone of Interest” (Reino Unido), bem como “The Taste of Things” (França), “Autumn Leaves” (Finlândia) e “Perfect Days” (Japão).
Para completar a lista de 15 finalistas anunciada pela Academia de Hollywood, aparecem alguns títulos esperados pelos analistas, entre eles, “The Promised Land” (Dinamarca), “Godland” (Islândia), “Io Capitano” (Itália), entre outros mais incomuns, como “Amerikatsi” (Armênia), “The Monk and the Gun” (Butão) e “The Mother of All Lies” (Marrocos).
Independente de filmes internacionais, a Academia anunciou a primeira lista de finalistas do Oscar 2024 para outras nove categorias.
São Longa-Metragem Documental, Curta-Metragem Documental, Maquiagem e Figurinos, Música Original, além de Canção Original, Curta-Metragem, Curta de Animação, Efeitos Sonoros e Visuais.
Há outros nomes de grande destaque entre os potenciais vencedores e são os casos dos curtas “Strange Way of Life”, de Pedro Almodóvar, disponível na Mubi, e “The Wonderful Story of Henry Sugar”, de Wes Anderson, na Netflix, este com a presença sempre estelar do britânico Ralph Fiennes.
mem/dpm/ls