É a festa tradicional mais antiga e importante desta cultura, um momento de alegria para o reencontro familiar e de despedida do ano velho.
Segundo o porta-voz da chancelaria, Mao Ning, os costumes da Festa da Primavera estão presentes em quase 200 países e regiões, portanto, é um evento cultural global.
O porta-voz sublinhou que cerca de 20% da população mundial celebra o Ano Novo Lunar de várias maneiras.
“O Festival da Primavera é alegre e pacífico, simbolizando as bênçãos e o calor da primavera, bem como o núcleo espiritual da cultura chinesa de paz, harmonia e unidade”, acrescentou.
Mao expressou o seu desejo de celebrar estes dias juntamente com o mundo e promover “a coexistência harmoniosa de várias civilizações, o enriquecimento mútuo, a comunicação e a aprendizagem entre os povos de todos os países”.
A ONU incluiu recentemente oficialmente o Festival da Primavera como feriado no seu calendário de conferências e reuniões a partir de 2024.
Numa resolução, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a importância deste feriado que envolve muitos Estados-membros.
O Festival da Primavera será celebrado no dia 10 de fevereiro de 2024 e as férias da ocasião durarão na China pouco mais de uma semana, para que os cidadãos possam celebrar a chegada do ano do Dragão com as suas famílias.
kmg/idm/ls