5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novo programa de alerta de desastres começará no Sri Lanka

Novo programa de alerta de desastres começará no Sri Lanka

Colombo, 25 dez (Prensa Latina) Um novo programa de conscientização sobre os perigos dos tsunamis começará amanhã no Sri Lanka por ocasião do Dia Nacional da Segurança, anunciou hoje o Centro de Gestão de Desastres (DMC).

Será apresentado um sistema de alerta precoce de desastres de última geração para fortalecer o mecanismo existente e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos, indicaram os especialistas.

É um esforço colaborativo que envolve o Centro de Gestão de Desastres (DMC), a Comissão Reguladora de Telecomunicações do Sri Lanka (TRCSL) e os principais prestadores de serviços telefônicos, incluindo SLT Mobitel, Hutch, Dialog e Airtel, de acordo com relatos da mídia.

Por sua vez, o DMC informou que por ocasião do 19º aniversário do tsunami de 2004, um dos desastres naturais mais mortíferos e destrutivos do mundo, que afetou mais de 10 países no Oceano Índico, foi lançado um programa de sensibilização sobre a precisamos estar preparados para esses eventos.

O Diretor Geral do Centro de Gestão de Desastres, Major General (retirado) Sudantha Ranasinghe, acrescentou que amanhã, terça-feira, também haverá um silêncio de dois minutos em toda a ilha em memória de todos aqueles que perderam a vida no tsunami de 2004 e outros desastres naturais no Sri Lanka.

Um poderoso megaterremoto subaquático, registrando magnitude 9,1, atingiu a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, na manhã de domingo, 26 de dezembro de 2004, e cerca de 20 minutos depois, Banda Aceh, capital da Indonésia, que foi foi o mais próximo do epicentro do terremoto, foi devastado por enormes ondas de 30 metros, com um número de mortos de mais de 100.000.

Uma série de ondas turbulentas devastaram então as costas da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Maldivas, Mianmar e das ilhas Andaman e Nicobar.

No total, mais de 260 mil pessoas perderam a vida e o Sri Lanka foi um dos países mais afetados, com mais de 40 mil mortos e consideráveis danos materiais.

mem/lrd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES