A proposta surgiu por iniciativa do Vietnã e também homenageia Louis Pasteur, como precursor da microbiologia moderna e um dos cientistas que estabeleceram as bases da medicina preventiva.
Os acontecimentos e catástrofes naturais ou provocados pelo homem podem agravar consideravelmente o risco de epidemias, juntamente com a crise do sistema de saúde mundial e da prestação de serviços básicos, especialmente em países com economias vulneráveis.
Esta situação tem um impacto significativo na capacidade da população para cuidados médicos e preventivos, bem como na implementação de mecanismos eficazes, como a aplicação de calendários de vacinação em comunidades com poucos recursos.
Uma epidemia está relacionada com o aumento da incidência de algumas doenças, que são diferenciadas de acordo com a sua origem, períodos de incubação e níveis de propagação.
O termo epidemia vem do grego epi (sobre) e demos (pessoas) e ocorre quando uma doença que infecta um número de indivíduos em uma área geográfica específica aumenta significativamente, com números excedendo o número de casos esperados em uma população, durante um determinado período.
Quando a epidemia se espalha por várias grandes regiões geográficas, por vários continentes ou por todo o mundo, é uma pandemia.
Algumas das condições deste tipo mais conhecidas são a peste bubónica, a gripe espanhola, considerada a mais devastadora, a cólera, a gripe aviária, o Ébola, a Covid-19 e o VIH-SIDA.
Uma endemia é a presença habitual de uma doença numa área geográfica e pode tornar-se uma epidemia se as condições ambientais o permitirem.
oda/ab / fav