Os acordos referem-se às áreas da energia nuclear, medicamentos e outras substâncias farmacêuticas, bem como dispositivos médicos, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano nas suas redes sociais.
A sua assinatura foi finalizada após uma reunião entre Jaishakar e o Vice Primeiro Ministro e Chefe da Indústria e Comércio, Denis Manturov, que o próprio Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano descreveu como ampla e produtiva para o fortalecimento da parceria estratégica bilateral.
Durante o encontro, foram analisados avanços importantes nas áreas comercial, financeira, conectividade, energia, aviação civil e nuclear.
Ambos os lados apreciaram a oportunidade que existe para explorar novas oportunidades e discutiram alternativas para tornar a cooperação mais equilibrada e sustentável em diferentes dimensões, escreveu o ministro indiano na plataforma X, antigo Twitter.
Da mesma forma, na reunião foi concluído o programa de cooperação no Extremo Oriente Russo e foram acordadas novas reuniões de negociadores sobre o Acordo de Comércio Livre entre a União Económica Eurasiática e a Índia.
Jaishankar garantiu que a Índia e a Rússia organizarão conjuntamente eventos de conectividade em corredores terrestres e marítimos.
Acompanhado pelo vice-primeiro-ministro Denis Manturov, o Chanceler visitou a exposição Indústria e Comércio, que considerou uma interessante demonstração das capacidades atuais da Rússia, prometendo uma maior colaboração entre os dois países.
Da mesma forma, interagiu com a comunidade indiana em Moscovo, a cujos membros estendeu o apreço de Nova Deli pelo seu apoio inestimável, disse ele, na construção de uma colaboração sólida e estável entre a Índia e a Rússia.
Ele também os instou a continuar apoiando o aprofundamento do relacionamento mutuamente benéfico entre as duas nações.
Após o encontro com Lavrov, Jaishankar continuará até sexta-feira na Rússia com outros compromissos, que incluem uma visita à cidade de São Petersburgo.
oda/lrd / fav