18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México e EUA iniciam reunião de alto nível sobre crise imigratória

México e EUA iniciam reunião de alto nível sobre crise imigratória

Por Luis Manuel Arce Isaac

Cidade do México, 27 dez (Prensa Latina) Uma delegação de alto nível do governo dos Estados Unidos se reunirá hoje com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, para discutir a questão da imigração.

A comissão é integrada pelo Secretário de Estado, Antony Blinken, pelo Secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, e pela Conselheira de Segurança da Casa Branca, Liz Sherwood-Randall, enquanto do lado do México estará também a Secretária de Relações Exteriores, Alicia Bárcena, e da Seguridade Cidadã, Rosa Icela Rodríguez.

O encontro foi acertado na última conversa telefônica entre López Obrador e Joe Biden em consequência de um agravamento na chegada de migrantes a este país, passo quase obrigatório para chegar aos Estados Unidos por via terrestre, algo que não acontece, por exemplo, com o Canadá.

A delegação busca negociar com o governo as novas medidas de migração que Biden está negociando com os republicanos para tentar impedir as travessias na fronteira com o México, em troca da aprovação de mais desembolsos e envios de armas ao governo ucraniano.

Esta reunião coincide com uma megamarcha de mais de sete mil migrantes de numerosos países da região que pedem que o México expanda e não reduza as possibilidades de cumprir os seus objetivos e lhes conceda licenças para chegar à fronteira norte para obter os seus vistos norte-americanos.

No entanto, os porta-vozes da caravana não têm muitas esperanças de que qualquer resolução que lhes seja favorável surja de uma reunião com objetivos pré-determinados, aparentemente contrários aos seus interesses.

É a terceira visita de Blinken ao México este ano e em todas elas ele abordou a questão da migração, mas a partir da visão da Casa Branca sobre o espinhoso tema.

Ou seja, aborda de forma bastante ambígua a situação do México, que se baseia na concessão de um maior número de vistos e em investimentos importantes nos países emissores para criar empregos e travar o êxodo.

Supõe-se que Blinken insistirá no cumprimento da Declaração de Los Angeles assinada por vinte países latino-americanos comprometidos em fornecer meios legais de permanência aos migrantes, para que nem todos se dirijam ao país do norte.

Algo muito difícil de conseguir devido à crise econômica e ao elevado desemprego em quase todos eles, exceto no México e nos Estados Unidos, claro.

Segundo o ponto de vista mexicano, para que este compromisso seja cumprido é necessário um plano de financiamento em grande escala nos países emissores.

Mas em conjunto com uma expansão dos vistos de trabalho temporários e a possibilidade de os tornarem permanentes, e a suspensão de sanções econômicas, bloqueios comerciais e outros que, em vez de travarem o êxodo, aumentam-no.

Certamente López Obrador oferecerá garantias à outra parte para impedir medidas como as aplicadas pelo governo do estado do Texas e o fechamento de postos de fronteira e portos, tomando a questão da migração como um argumento não válido, e sem sequer fornecer sugestões para ajudar a resolver isto.

O retorno de migrantes realizado pelos Estados Unidos também deverá ser abordado na reunião, o que afeta muito o México, já que está quase no nível de quando o Título 42 foi aplicado devido à Covid-19.

Em novembro, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos deteve 242 mil migrantes nas margens do Rio Grande.

mem/lma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES