O geólogo Osiris de León apelou às pessoas para estarem alertas e explicou que esta é uma área de preocupação devido ao enxame sísmico ativo.
Na madrugada desta terça-feira foi registado um sismo de 5,1 graus que teve o seu epicentro 36 quilômetros a leste-nordeste do município de Miches, na província de El Seibo, nas águas do Oceano Atlântico, na mesma zona onde na sexta-feira passada também ocorreu um Ocorreu um tremor de magnitude 5,2.
O Centro Nacional de Sismologia disse que esta última foi sentida nas províncias dominicanas de La Altragracia (a mais oriental), Santiago (norte), entre outras, e isto também foi expresso por residentes em diferentes territórios nas suas redes sociais.
León explicou que naquela área existem duas falhas: a Hispaniola Norte, que é o limite entre as placas tectônicas da América do Norte e do Caribe, e ao sul a falha Norte que passa pelas províncias Sánchez Ramírez (centro) e Samaná ( nordeste do país).
Alertou que o maior número de sismos nas últimas 72 horas se concentrou no limite da placa tectônica, o que é uma área de cautela porque em 1946 ocorreu ali o maior sismo registrado na região, com uma magnitude de 8,1 graus, que gerou um tsunami.
ro/mpv/ls