Na véspera, depois de vários dias em que as temperaturas desceram em alguns locais para os cinco graus Celsius, no leste do país foram registradas temperaturas máximas acima dos 35 graus.
Os departamentos de La Unión, San Miguel, Usulután e San Vicente atingiram mais de 30 graus. As estações MARN registraram 36,2 graus Celsius em La Unión, 35,6 em San Miguel, enquanto na ponte Cuscatlán, na fronteira com os departamentos de Usulután e San Vicente, os termómetros elevaram a sua coluna de mercúrio para 35,5 graus.
Mas este aumento do calor será de curta duração, já que esta quinta-feira a previsão do Observatório do Ambiente alerta para uma nova chegada de ventos do norte na sexta-feira, 29 de dezembro, algo que se prolongará durante as festividades de fim de ano e comemoração de Ano Novo.
Esta variação é atribuída a uma frente estacionária localizada ao norte da Península de Yucatán, no México, e a uma frente fria que entra no Golfo, que irá gerar “ventos de norte a partir de sexta-feira e uma ligeira queda nas temperaturas no início da próxima temporada”. semana”, afirmou o relatório.
Os primeiros ventos começarão a sentir-se esta quinta-feira à noite, com velocidades de 10 a 20 quilómetros por hora, e rajadas até 25 quilómetros por hora, especialmente nas zonas altas do oeste do país.
Os ventos do norte começam quando termina o inverno (chuvas) e prevê-se que os períodos destes cheguem até o final de fevereiro de 2024.
mem/lb / fav