Este projeto de controle de pragas é realizado por especialistas do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar nos municípios de Vallegrande, Trigal, Pucará, Moro Moro, Pampa Grande, Samaipata, Postrervalle, Mairana, Comarapa e Saipina.
A este respeito, o Vice-Ministro do Desenvolvimento Agrário, Álvaro Mollinedo, afirmou que com Esta ação reduzirá a superpopulação do inseto que prejudica as colheitas no leste da Bolívia e prejudica diretamente a economia dos produtores.
“O nosso Governo, à frente do Presidente Luis Arce, continuará apoiando os programas e projetos para melhorar a produção e garantir a segurança alimentar dos bolivianos”, garantiu.
A Técnica do Inseto Estéril consiste em criar larvas masculinas em massa para esterilizá-las com radiação gama ou X, e subsequentemente liberá-los sistematicamente em áreas com presença de moscas-das-frutas, com o objetivo deles acasalar com fêmeas selvagens sem produzir descendentes.
Um projeto deste tipo financiado pela Agência Internacional de Energia Atômica obteve um sucesso importante na neutralização da Mosca do Mediterrâneo.
Em Cuba, cientistas de Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, apresentam a aplicação dessa tecnologia no combate ao mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da febre amarela, dengue, Zika e chickungunya.
mem/jpm/ls